A Social-Democracia Portuguesa

Noções Preliminares

Autores

  • José Cláudio Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327.238407.8.1-2

Palavras-chave:

Social-democracia, Portugal, evolução, elementos básicos

Resumo

Estudo que pretende discutir a social-democracia em Portugal, identificando a sua origem e o seu desenvolvimento até os dias atuais. Ele, não obstante não descure da evolução ao longo dos anos dessa doutrina, e de como ela influenciou o ordenamento jurídico e as relações sociais em terras portuguesas, não é uma historiografia, ou uma análise baseada no Direito ou na Ciência Política. Nosso objetivo é investigar a social-democracia — em nosso entender, uma concepção autônoma de justiça —, no plano filosófico, verificando se, em relação aos seus elementos mais básicos: igualdade mínima no plano material, liberdades básicas, e um Estado com amplo espectro de atuação, esta teoria influenciou a sociedade e o Estado portugueses. É uma análise essencialmente teórico-filosófica, com o uso de fontes variadas, que vão da literatura pertinente, especialmente da História e da Filosofia, passando por documentos dos partidos que, em tese, a encarnam, o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD), e da Constituição da República Portuguesa. Como principais resultados alcançados pode-se afirmar que a social-democracia em Portugal é praticada a partir dos elementos básicos dessa concepção de justiça, tendo sofrido, ao longo dos anos, a adaptação que esta teoria vem sofrendo, em toda a Europa, desde a sua criação na teoria, ainda como corrente marxista, e de seu nascimento prático, nos países nórdicos.

Biografia do Autor

José Cláudio, Centro Universitário do Pará

Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Estágio de Pós-Doutorado no UniCEUB. Vice-Coordenador do PPGD/CESUPA. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

Referências

BANOND, Isabel, História das ideias políticas, Cascais – Portugal, Principia, 2014.

BOBBIO, Norberto, Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 2ª edição revista e ampliada, Tradução de Marco Aurélio Nogueira, São Paulo – Brasil, UNESP, 2001.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de, Ações afirmativas, 4 ed., São Paulo – Brasil, LTr, 2016.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de, Justiça: temas de liberalismo igualitário, Brasília – Brasil, Venturoli, 2021.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de, A social-democracia como concepção autônoma de justiça, Anais do XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, Grupo de Trabalho de Teorias da Justiça, do Direito, da Decisão, da Argumentação e do Realismo Juridico, Florianópolis – SC – Brasil, CONPEDI, 2022. v. 1, p. 149-164.

CASTAÑO, David, Mário Soares e a revolução, E-book, Alfragide – Portugal, Publicações Dom Quixote, 2012.

CERQUEIRA, Armando, Revolução e contra-revolução em Portugal (1974-1975), Lisboa – Portugal, Edições Parsifal, 2015.

DWORKIN , Ronald, A virtude soberana: a teoria e a prática da igualdade, 2 ed., Tradução de Jussara Simões, São Paulo – Brasil, WMF Martins Fontes, 2011.

DWORKIN, Ronald, A raposa e o porco-espinho: justiça e valor, Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, São Paulo – Brasil, Editora WMF Martins fontes, 2014.

GOMES, Pedro Marques, Breve história do partido socialista, Portugal, 100 Folhas, 2019.

HONNETH, Axel, A ideia de socialismo: tentativa de atualização, Tradução de Mariah Toldy e Teresa Toldy, Lisboa – Portugal, Edições 70, 2020.

JUDT, Tony, Pós-guerra: história da Europa desde 1945, Tradução de Victor Silva, Maria Manuel Cardoso da Silva e Patrícia Xavier, Lisboa – Portugal, Edições 70, 2020.

MORGADO, Miguel e RAMOS, Rui, Linhas direitas: cultura e política à direita, E-book, Alfragide – Portugal, Publicações Dom Quixote, 2009.

NUNES, Filipe de Arede, Introdução à história das ideias políticas, Lisboa – Portugal, AAFDL Editora, 2021.

PINTO, António Costa e MONTEIRO, Nuno Gonçalo (Org.), História social contemporânea: Portugal 1808-2000, Lisboa – Portugal, Penguin Random House, 2020.

RAWLS, John, Uma teoria da justiça, 3 ed., Tradução de Jussara Simões, São Paulo - Brasil, Martins Fontes, 2008.

ROSAS, Fernando et al, O século XX português, Lisboa – Portugal, Tinta da China, 2020.

Publicado

09.12.2023

Como Citar

MONTEIRO DE BRITO FILHO, J. C. A Social-Democracia Portuguesa: Noções Preliminares. Jus Scriptum’s International Journal of Law, [S. l.], v. 8, n. 1-2, p. 11–27, 2023. DOI: 10.29327.238407.8.1-2. Disponível em: https://internationaljournaloflaw.com/index.php/revista/article/view/146. Acesso em: 18 maio. 2024.