Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para outra publicação; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O submissor principal se encontra vinculado a algum programa de pós-graduação stricto sensu, ou é ao menos tem o grau de mestre.
  • Estou submetendo o artigo em condição de anonimato, não contendo quaisquer indicações de autoria.
  • Estou submetendo, em arquivo independente, folha de rosto com identificação, nos termos das Diretrizes para Autores.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
  • O trabalho apresentado segue todas as regras do Livro de Estilos.
  • O trabalho apresentado segue as Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Normas de publicação

Os artigos submetidos para publicação na Jus Scriptum (ISSN 1645-9024) devem ser submetidos via sistema OJS. Em caso de dúvidas entrar em contado via e-mail jusscriptum@nelb.pt.

Os artigos podem ser escritos em idioma estrangeiro (línguas latinas ocidentais e inglês). Os trabalhos em língua estrangeira podem manter as normas editoriais originais, correspondentes aos costumes locais.

Ressalvadas hipóteses excepcionais de publicação a convite, o autor principal dos artigos a serem submetidos para avaliação deve estar vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu, ou ter uma titulação mínima de mestre.

Todas as normas de publicação, a seguir indicadas, são obrigatórias e nenhum texto será avaliado sem que tenham sido previamente cumpridas.

O Livro de Estilos pode ser acedido pelo link e também se disponibiliza um Modelo, também disponibilizado em link.

 

Regras de avaliação

A seleção dos trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da revista e de pareceristas por ele escolhidos, em sistema de revisão cega por pares.

Sugestões de cunho científico poderão ser feitas pelos pareceristas, e, se acolhidas pelo autor, ensejarão nova análise. Arquivos revisados deverão ser carregados pelo autor na mesma submissão ativa dentro do sistema, e nunca como se fosse uma nova submissão.

Os artigos rejeitados por parecer técnico merecerão atenção do Conselho Editorial, que acolherá o parecer quando considerada a fundamentação suficiente, ou será submetido a novo parecer se quando considerada insuficiente a fundamentação. Um artigo rejeitado pode ser novamente submetido desde que se distinga do primeiro em pelo menos 35%, ou, se fundamentada a razão da nova submissão, por acolhida pelo Conselho Editorial.

Os trabalhos em língua estrangeira devem manter as normas editoriais, com as devidas adaptações autorizadas aos costumes locais.

 

Deveres gerais do autor

  1. Responsabilidade científica e académica: Os autores devem ter em conta o âmbito e objetivos da revista JusScriptum, assegurando que o artigo submetido tem qualidade e constitui um contributo relevante para a área de investigação.
  2. Integridade: Os autores não devem falsificar ou fabricar dados, fontes, resultados, conclusões ou credenciais. Os autores asseguram a proteção da confidencialidade de informação, de modo a assegurar a integridade da investigação e a proteção de informação de natureza sensível obtida no decorrer da investigação.
  3. Autoria do manuscrito: A autoria de manuscritos deve limitar-se aos autores que forneceram um contributo substantivo na conceção, projeto, execução e interpretação da pesquisa reportada. O autor responsável do artigo deve assegurar-se que todos os coautores tomaram conhecimento da versão final do manuscrito a submeter e que concordam com a sua publicação, assim como com a sua inclusão como coautores do referido manuscrito.
  4. Originalidade e plágio: Os autores devem assegurar que produziram um manuscrito totalmente original e que qualquer trabalho ou palavras de outros autores foram devidamente acreditados e referenciados.
  5. Acesso aos dados e restrições: Os autores devem estar preparados para fornecer os dados brutos relativos ao seu manuscrito para revisão por parte do editor da revista, ou para dar público acesso aos mesmos.
  6. Publicação múltipla, recorrente ou redundante: Um autor não deve submeter o mesmo manuscrito, descrevendo essencialmente a mesma pesquisa, a diferentes revistas.
  7. Reconhecimento de fontes: O reconhecimento do trabalho de outros autores deve constar de qualquer manuscrito. Os autores devem sempre citar publicações que tenham sido preponderantes no trabalho que está a ser reportado.
  8. Conflitos financeiros e conflitos de interesse: Os autores devem revelar no seu manuscrito conflitos de interesse de ordem financeira ou outra que possam ser tomados como fator de influência nos resultados ou na interpretação dos dados reportados no mesmo. Todas as fontes de financiamento da investigação levada a cabo devem igualmente ser divulgadas no manuscrito.
  9. Erros significativos em trabalhos publicados: Sempre que um autor descubra um erro significativo num artigo, é sua obrigação notificar, de imediato, o editor da revista e fornecer a informação necessária para a sua correção. O editor inserirá uma nota de correção no artigo publicado.
  10. Respeito pelos direitos humanos, dignidade e diversidade: Os autores comprometem-se a não usar linguagem ofensiva, discriminatória ou abusiva, nomeadamente no que diz respeito a: etnia; cultura; origem nacional; género; orientação sexual; idade; religião; língua; condições de saúde; ou estatuto socioeconómico.

Política de Privacidade

A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores a título não-oneroso, sem qualquer contrapartida além da publicação.

Os textos publicados podem ser utilizados e reutilizados pela JusScriptum e pelo Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro para atividades científicas e pedagógicas.

Os colaboradores da Revista gozam da mais ampla liberdade de opinião e de crítica, cabendo-lhes a responsabilidade das ideias e conceitos emitidos em seus trabalhos.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e pelo Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.